domingo, 3 de janeiro de 2016

[TEXTO] Geração Don Quixote



Sei que vai parecer coisa de um cara "velho" e saudosista de seus tempos de jovem, mas sou jovem ainda, sou um cara da geração 80 e 90, cresci pegando o fim do legado de heróis como Ayrton Senna, via a seleção dando surra em timaços, via furiosas decisões nos campeonatos nacionais com jogadores folclóricos com suas citações polêmicas sem o odor do politicamente correto via Tokusatus na TV, peguei o começo dos animes e ouvi os grandes mamonas assassinas.

O engraçado que mesmo com tudo que citei acima pareça estranho para você se você tiver seus vinte e três, vinte e dois,vinte e um anos ou menos, você pode ma chamar de velho, mas o engraçado que de idade estou bem próximo a você e não tão longe de um jovem de dezenove anos, mas o mais engraçado ainda é que eu me assemelho mais a quem tem trinta e três anos ou mais, até na linha de pensamento.

Não gosto da geração atual, olha que tem muitos jovens dessa geração que admiro o esforço e inteligência, mas eles são raros.

O que eu reclamo da geração atual é que é uma geração que tem e teve de tudo do bom e do melhor em sua maioria, do pobre ao rico, do negro ao branco, mas mesmo assim é uma geração perdida, não digo perdida de não aproveitada e sim no significado de deslocada, temos milhares de jovens imersos em matrix servindo de alimento(gado) para o sistema, é uma geração que tem acesso a boas roupas, bons eletrônicos, pegaram a sociedade em sua maior parte de tempo "estabilizada", talvez por isso tenham se tornado mimados, egoístas, hedonistas e politicamente corretos.

São jovens que se tornaram hedonistas pelo avanço de redes sociais, que servem mais de vitrines ou jogos de pegação, com essa exposição todo mundo quer ser famoso, todo mundo quer registrar um momento, chegando ao ponto de expor intimidades.

Muitos são mimados, pois são filhos de uma geração de pais que para mostrar que são bons oferecem bens materiais do bom e do melhor se esquecendo ou colocando em segundo plano a presença e educação de um verdadeiro genitor.

Temos uma geração egoísta do ponto de cada um se achar especial, como se fosse um protagonista de uma história, já que são cercados por pais e parente que mais os tratam como príncipes e princesas de contos de fadas do cobram responsabilidades, fora nosso sistema estatal que cuida de infratores que já dá um ar de impunidade para meliantes adultos quanto mais para os jovens.

É uma geração politicamente correta, são bondosos, relativistas e alguns ficam tão encima do muro que acreditam que estão acima do bem e do mal com sua moral artificial, já que se você escolher um lado e achar ele o correto será taxado de extremista, eles têm virtudes calcadas em frases feitas, palavras bonitas e na censura daquilo que julgam errado, são intolerantes que dizem lutar pela tolerância, mas nem se questionam o porquê ou buscam a verdade por trás do que lutam ou do que contra estão lutando, muitas vezes lutam contra um inimigo imaginário como nosso glorioso Don Quixote.

Muitos chegam ao ponto de não se conhecer e nem conhecer o que estão pregando, como não se olham no espelho para ver o quanto são tão demagogos e hipócritas quanto aqueles a quem seguem. O pior é não ver que lutam por causas vazias, quando deveriam lutar contra o pior dos inimigos que é o que domina suas mentes.

Lembrando que o que eu expus não é um retrato de toda uma geração e sim de sua grande maioria, ainda há sim bons pais,filhos e famílias, mas nesse louco mundo eles estão virando raridade, quase que uma exeção.

Um comentário:

  1. Nobre, ótimo texto!
    é exatamente isso... Percebo que a minha geração, é uma geração que fala muito e faz muito pouco. é uma geração que foi sugada pelo sistema. Era para ter jovens que realmente conseguissem entender o que se passa no mundo, jovens empreendedores, inovando e desafiando o sistema, mas o que temos é uma geração bovina, uma geração que foca em coisas que realmente não interessam mas que fazem bem para o ego, politicamente corretos, afinal é legal mostrar para o gatinho(a) da faculdade que você é engajado(Feministas, veganos, MTST essa gente ai), porém, nem suportaria três minutos de debate com alguém realmente inteligente...

    Abs,
    Aprendiz Realist

    ResponderExcluir