terça-feira, 11 de março de 2014

O homem mediano e o mercado de trabalho - Parte I

Não é fake...
Esse é o primeiro tópico no qual explanarei sobre a vida de merda de um mediano na selva que é o mercado de trabalho brasileiro.
O mercado é uma merda para todos, mas principalmente para o homem mediano.

Estava procurando emprego na época anterior ao carnaval (aproveito enquanto meus concorrentes estão caçando dragões em micareta ou adquirindo herpes e graduando-se PHDs em paspalhice), e logo mais chegará a páscoa(isso é o de menos o problema são as dividas) e eu não terei dinheiro nem para comprar uma caixa de bis, diga-se de passagem está os olhos da cara como qualquer coisa na Bananolândia, por sorte não estou namorando se tivesse minha "mina" me torraria os bagos por não poder comprar um ovo de mais de R$ 50,00 ou uma cesta de chocolate porque o mané do "namo" da amiga deu, como eu sou muquirana compraria algo bem simples e ela faria cara de "gostei" com pensamento de "ah credo, só isso". Vamos ao que interessa...

O sonho do Zézinho universitário; "Serei um profissional fódão!"
Estou procurando estágio na área antes de terminar o curso para caso me destacar ser efetivado logo após me formar, mas ser estudante de uniesquina não ajuda sem contar que os empregadores ou pegam currículo para ter uma reserva de candidatos caso o empregado fódão vá para uma grande empresa ou exigem experiência (sim, vi estágio exigindo experiência, que porr* é essa), sem contar inglês fluente(até para cargo que não utiliza-o, ou só usa o básico), habilitação em programas usados pela empresa que muitas vezes não tem um curso, fora exigências insanas ou já saber de todas as atividades, isso para um estagiário imagina um efetivo, quem é de TI ainda tem de buscar as certificações que custam caro pra de déu. A vida do homem pobre é tortuosa imagine pagar faculdade ou cursinho para entrar na faculdade, estudar e trabalhar ao mesmo tempo, e ainda ajudar em casa e arcar com cursos de inglês e de softwares para trabalhar na empresa e as vezes ser passado para trás por um indicado que não tem nem metade das suas qualificações como um amigo do primo do dono da empresa ou uma gostosinha (já vi mulher sendo contratada só porque o chefe queria come-la e comeu).
Após a faculdade somos apenas mais um na multidão lutando para vencer

E antes que alguém fale que é chororô visite sites de empregos e leia classificados e além disso faça as contas formandos por ano dividido por demanda do mercado.

Muitos universitários até conseguirem chegar no nível ideal levam tempo, pois tem de fazer tudo passo a passo e não tem recursos e tempo para cursar N coisas além da faculdade, isso se chegar no nível "ideal".

 Outra merda que fode nossa vida é o serviço militar, quantos não perderam oportunidade e nem sequer são cogitados por mais qualificados que sejam por não ter reservista, e só NÓS HOMENS somos cobrados por isso como se mulher não tivesse braços e pernas, e depois vem feministas falar de direitos iguais, é...enquanto elas levam vantagem aos 18 por não se alistarem.

Em Israel todo mundo se alista, já aqui no democrático país...
Essa história da empresa só aceitar homem com reservista é uma balela, primeiro que o Brasil mesmo quando é humilhado por nações como a Bolívia não entra em guerra, e só é chamado quem quer mesmo e vai numa junta especifica, engraçado que empresas de fast-food ou de telemarketing aceitam contratar sem reservista porque as outras não?

Fui em uma seleção em uma agência de RH concorrer uma vaga perto de casa o que me ajudaria muito, pois sempre trabalhei longe de casa (pegando ônibus, trem, depois metro fazendo baldeação em três linha até chegar no trabalho), mas chegando lá me direcionaram para um lugar longe, mas aceitei pela necessidade, fui fazer entrevista com o gerente platonista que gostou do meu currículo, porém a empresa já tinha preenchido todas as vagas e fui lá de trouxa fora que estava com a grana contada e quase fiquei na rua...por sorte tinha centavos e só inteirei o valor no bilhete. Continua...

2 comentários:

  1. Muito bom! Aguardando o próximo post...

    *Se puder,tire o captcha (aquelas letrinhas e números que temos de digitar na hora de comentar,só faz perder tempo)

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OK! Conferirei as configurações do blogger para tirar a autenticação.

      A parte 2, não virá na sequência, ainda não a redigi, tem outros assuntos que quero postar, talvez faça uma trilogia.

      Excluir